InícioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Novo Membro - Apresentação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
lpires



Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/09/2011
Idade : 43
Localização : Sintra

MensagemAssunto: Novo Membro - Apresentação   Qui Set 08, 2011 11:13 am

Viva,

Sou mais um aficionado destes veículos, e espero que para breve, futuro proprietário de um exemplar.

Á já alguns tempos a esta parte que tenho algum interesse por este tipo de veículos e que venho seguindo um pouco da historia da Solex.

Estou em vias de vir a adquirir um exemplar, no entanto e não sendo ainda um conhecedor de todos os detalhes, gostaria da vossa ajuda.

O modelo em questão é uma S4800 - Black'n Roll, que sendo um modelo "recente" e não construído pelas insígnias originais, gostaria de perceber se poderá este modelo ser na mesma considerado um Solex, ou se é visto com uma réplica da original?

Relativamente aos modelos mais antigos, tenho constatado através dos fóruns, que os modelos realmente antigos já não aparecem. A nível de restauro já não se consegue material para estes modelos?

Estou a ponderar num futuro próximo adquirir um segundo exemplar (3300 ou 3800), pelo que caso tenham alguma sugestão a apresentar, agradeço que deixem as vossas sugestões de forma a fazer uma aquisição que não seja desajustada.
Desta forma onde poderei vir a adquirir material, que pormenores deverão ser tidos em consideração e respeitados por forma a manter a originalidade (é sempre possível encontrar umas alterações á tuga!!), cor da pintura, etc., etc. Deixem as vossas indicações, pois todas as ideias e dicas são bem vindas.

Desde já obrigado pela vossa colaboração e ajuda, esperando que num próximo contacto possa já afirmar que já sou Solexista!!!


Obg,
Cmpts,
LPires


Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
lpires



Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/09/2011
Idade : 43
Localização : Sintra

MensagemAssunto: Documentação   Qui Set 08, 2011 11:28 am

Aproveito para colocar, mais uma vez, e solicitar o vosso esclarecimento quanto á necessidade/obrigatoriedade de documentação/Seguro/capacete para este tipo de veiculos.

No caso de um veiculo que não tenha qualquer documento de registo, pode o mesmo circular na via publica, a motor, sem a existencia de matricula?
É obrigatório a existencia de um seguro associado? É possivel existir um seguro sobre um qualquer veiculo que não tem registo?
E capacete, até por questões de segurança é recomendável, mas perante a lei é obrigatório?

Mais uma vez obrigado pelso vossos esclarecimentos e ajuda.

Cmpts,

LPires
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Paulo Mota

avatar

Mensagens : 595
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 57
Localização : Lisboa

MensagemAssunto: Re: Novo Membro - Apresentação   Seg Set 12, 2011 3:14 am

Olá L.Pires,
bem vindo ao forum dos amigos da solex.
A Black & Roll é muito parecida com a antiga Solex e considerada como tal por todos os entusiastas.
Ainda assim informo que não tem a mesma marca(claro) mas que o motor e quadro é exatamente igual e feito a partir dos moldes das últimas Solex 3800.
Esses moldes foram vendidos á Yamaha, depois á Impex Hungara ( Cyclon S 3800) e ultimamente tudo é feito na China e novamente montado em França.
A qualidade é sensivelmente a mesma com a particularidade de ter travão de tambor á frente, catalisador no escape, buzina electrica e pouco mais.
Não é uma réplica. É uma Black & Roll, igual á Solex.As peças são iguais e intercambiaveis.

Quanto aos modelos antigos ainda aparecem em todos os sites de vendas de véiculos e para todos os preços e antiguidade, e cada vez mais, para restauro. O fenómeno de querer pôr estes veiculos a andar novamente está a crescer cada vez mais á medida que o tempo passa e é mais curioso ter e ver uma máquina com o motor num sítio pouco comum.
A existência de mais informação como este forum, tem contribuido para este aumento e infelizmente para os coleccionadores, tem vindo tb a aumentar o preço dos modelos...
No "Custo justo" e similares, pode encontar desde os 1ºs modelos até aos actuais a preços tentadores.
Quanto a peças e salvo raríssimas excepções de modelos muito antigos , arranjam-se todas as peças. Pessoalmente, compro tudo fora em França pelo correio, mas há por cá vários vendedores de Norte a Sul que compram nos mesmos sítios que eu....e vendem. Esses sítios já foram divulgados n vezes, cá e fora.
Quanto a cores e alterações, mais uma vez pessoalmente, não gosto de ver Solex de cores berrantes e prefiro as cores originais mas como nem sou fundamentalista acho que restaurar e pôr a andar uma Solex que esteja "morta", já é um mérito e pouco importa a cor...
Os modelos mais antigos como a 45 ou 330 já requerem mais atenção quanto ao restauro e devem ser rigorosamente equipadas com tudo igual á época e se possível será recomendável até os parafusos serem de época. Nesses modelos nâo tem graça nenhuma serem muito antigos (60 anos) e com modernisses ou cores sem serem preto.

Dos documentos apenas posso dizer que sendo velocípede com motor auxiliar não está sujeito a matrícula e as que foram passadas serão anuladas em breve.
Esta informação consta num fax e vários emails, pedidos de esclarecimento ao IMTT.
Embora no Código da Estrada existam vário indícios de que precisa de matrícula( todos os veiculos a motor) o que é certo é que este tipo específico de veículos está omisso na lei e não tem classificação Nacional.
Logo, se não tem classificação legal Nacional e não sendo sequer sujeita a matrícula, tambem não será obrigatório capacete, nem seguro.Penso eu....mas infelizmente estamos sempre ao sabor dalgum agente mais mal disposto, que pensa que a lei..é ele.
Pessoalmente já andei com seguro( possivel sem registo nem matrícula). Neste momento ando de capacete como segurança particular e para não chamar a atenção da Polícia e ainda com a matrícula que espero ser anulada desde 2008...mas sem seguro.
É a lei que temos neste Portugal dos pequeninos.Por um lado não é preciso, mas a lei diz que sim, e não sabemos muito bem para onde nos virar.
Sugiro que faça um pedido de esclarecimento ao IMTT para o mail geral especificnado a marca em questão.
O pior que pode acontecer é darem a explicação e que como está omisso na lei não precisa de matrícula mas tb não pode circular...

Mais qualquer coisinha diga.... lol!
PM study

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Novo Membro - Apresentação   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Novo Membro - Apresentação
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [Internacional] Será este o novo caça de quinta geração chinês J-20?
» [Internacional] Northrop Grumman inicia voos de testes com novo equipamento de comunicação EHF do B-2
» NVidia: novo driver
» [Brasil] Camuflagem do novo helicóptero da PM do Paraná
» Um novo simulador da Aerosoft?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Geral :: Apresentações-
Ir para: