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 Oficina Visual

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Paulo Mota



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MensagemAssunto: Oficina Visual   Qua Dez 10, 2008 2:03 pm

Neste tópico vou editar fotos do motor 3800.
Para quem tem jeito e algum saber, nada melhor do que ver, para depois poder mexer no motor da sua Solex.
Para quem não tem, ás vezes, só por curiosidade é bom ver "o que está lá dentro" para resistir á tentação de desmontar.
Estes motores são muito simples mas têm pormenores importantes a nunca falhar.


Carter aberto, com a cambota, o eixo da biela e o parafuso que evita que tudo gire (á direita). Este parafuso é um truque de fábrica, pois todas as Solex tem um parafuso neste local, que não serve para nada, senão para tirar e aparafusar este especial, no momento do aperto de certas peças como por ex: a porca de aperto da biela ou as sucessivas porcas da embraiagem .
Idea Este parafuso pode-se fazer em casa, com um parafuso normal de bom tamanho ao qual se tira a parte final da rosca ( com o esmeril).
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Paulo Mota



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MensagemAssunto: Re: Oficina Visual   Qua Dez 10, 2008 2:16 pm

Aqui vê-se o eixo da cambota e ao fundo a junta spi, que é montada do lado de dentro do carter, junto com o famoso rolamento 6203 com duplo isolamento (17X40X12). É o terror dos Solexistas, porque quando se tem que substituir, é obrigatório desmontar todo o motor para se conseguir lá chegar, sem falar da dificuldade de o tirar...
Ao fundo á esquerda podem ver-se os canais de alumínio que vão buscar a compressão do motor, ao carter, para fazer funcionar a membrana de borracha da bomba de gasolina.

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Paulo Mota



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MensagemAssunto: Re: Oficina Visual   Qua Dez 10, 2008 2:24 pm

Neste modelo 3800, a ponta do guarda-lamas tem de ser montada agora com os parafusos próprios. Noutros modelos mais recentes, as ranhuras dos parafusos são abertas para se poder tirar e colocar esta ponta, em qualquer altura. Pode-se ver também a boa posição das molas.
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Paulo Mota



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MensagemAssunto: Re: Oficina Visual   Qua Dez 10, 2008 2:26 pm

O "berço" da bomba de gasolina.
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Paulo Mota



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MensagemAssunto: Re: Oficina Visual   Qua Dez 10, 2008 2:31 pm

A bomba de gasolina prestes a ser montada, com a peça plástica ( por detrás da membrana)com a concavidade para fora e a membrana de borracha.
Junto ao motor e por ordem : a peça de plástico , a membrana e depois o corpo da bomba.
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Paulo Mota



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MensagemAssunto: Re: Oficina Visual   Qua Dez 10, 2008 2:35 pm

Montagem completa, já com a patilha de massa do farol . A esta patilha de latão fica encostado o "rabo" da lâmpada, e o parafuso no ar, logo atrás, serve para fazer contacto no interruptor do capot do farol.
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Paulo Mota



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MensagemAssunto: Re: Oficina Visual   Qua Dez 10, 2008 2:41 pm

Nesta fase está tudo pronto para montar o rolete. Uma gota de oleo para o bronze entrar sem dificuldade na junta spi e é só acertar depois os parafusos com os buracos.
O bronze(peça dourada) ficará encostado ao rolamento do carter com uma folga mínima possível.
Nos modelos 3800 mais antigos, o bronze soltava-se, podendo ser substituido independentemente do resto do conjunto. Nos modelos recentes, está cravado ao conjunto.
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Paulo Mota



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MensagemAssunto: Re: Oficina Visual   Qua Dez 10, 2008 2:48 pm

Com o conjunto rolete e cloche de embraiagem já apontados, faltam as porcas.

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Paulo Mota



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MensagemAssunto: Re: Oficina Visual   Qua Dez 10, 2008 3:02 pm

Cá estão a anilha e a porca respectiva. Para apertar bem.

Depois das porcas coloca-se o guarda-pó e de seguida a embraiagem nesta posição com a cruz ( se tiver) para fora

E fecha com mais uma porca, esta muito, muito, muito bem apertada

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bizarro



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MensagemAssunto: Re: Oficina Visual   Qua Dez 10, 2008 4:52 pm

Excelente contribuição Paulo!! What a Face

Até estou com vontade de ir abrir a minha! lol!
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Pedro



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MensagemAssunto: Re: Oficina Visual   Qui Dez 11, 2008 5:15 am

Este tópico está excelente!

Abrirem uns "tutoriais" destes até nem era má ideia.

O rolete (penso que é assm que lhe chama), é feito de que?
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Paulo Mota



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MensagemAssunto: Re: Oficina Visual   Qui Dez 11, 2008 5:45 am

O rolete é feito de Corindon. No fundo é como se fosse uma lixa grossa e bem mais durável.
No caso de se tentar desmontar da outra peça maior que engloba a cloche da embraiagem, geralmente dá mau resultado e parte-se o rolete.
A peça com Corindon, apesar de ser algo resistente é muito quebradiça.
O Corindon é Trióxido de alumínio AL2O3 com dureza 9 na escala de 10(diamante)
O Rubi e a Safira são Corindon, mas naturalmente coloridos e adaptados a serem usados em joelharia.
O Corindon dos roletes é como o utilizado como esmeril ou abrasivos das lixas.

PM
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Pedro



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MensagemAssunto: Re: Oficina Visual   Qui Dez 11, 2008 12:28 pm

paulo Mota escreveu:
O rolete é feito de Corindon. No fundo é como se fosse uma lixa grossa e bem mais durável.
No caso de se tentar desmontar da outra peça maior que engloba a cloche da embraiagem, geralmente dá mau resultado e parte-se o rolete.
A peça com Corindon, apesar de ser algo resistente é muito quebradiça.
O Corindon é Trióxido de alumínio AL2O3 com dureza 9 na escala de 10(diamante)
O Rubi e a Safira são Corindon, mas naturalmente coloridos e adaptados a serem usados em joelharia.
O Corindon dos roletes é como o utilizado como esmeril ou abrasivos das lixas.

PM

Ahh, fiquei exclarecido! Wink
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MensagemAssunto: Re: Oficina Visual   Qui Dez 11, 2008 3:28 pm

Ora bem. vamos continuar a montar o nosso motor Solex.
E assim, depois da embraiagem montada, vamos fechar o conjunto, com a parte que tem motada a parte electrica.
Na foto podemos ver o outro rolamento, o 6202, que deverá ser também duplamente estanque (autolubrificado).
Podemos montar o rolamento na tampa ou já no eixo, por tentativas, perto do local definitivo. Deste último modo evitamos de bater na tampa de alumínio sem risco de a partir.

Aqui podemos ver as bobines , o condensador e os platinados.
A bobine verde(SEV) é a da ignição, onde está ligado o cabo da vela.
A outra de fio de cobre é a da iluminação. Só fornece a electricidade para as duas lãmpadas.
O condensador é o cilindro á direita.
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Paulo Mota



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MensagemAssunto: Re: Oficina Visual   Qui Dez 11, 2008 3:40 pm

Vamos agora montar o cabo da vela e o parafuso "corta-lama".
Este parafuso "corta-lama" tem a função de cortar mesmo a lama, pois impede-a de se prender ao rolete, ao ficar mesmo a meio e a curta distância(do rolete).

Um pouco abaixo do buraco do cabo da vela , pode-se ver uma peça amarelada donde sai um parafuso. É o polo positivo onde se faz o contacto para a iluminação, com o comutador do capot do farol frontal.Ao ligar esse comutador, acende-se as duas lâmpadas, a dianteira e a traseira.
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MensagemAssunto: Re: Oficina Visual   Qui Dez 11, 2008 3:50 pm

Vamos agora traar do carter que está aberto.....
Aqui já montámos a biela com o pistão, no qual montámos os três segmentos. Vamos fechar o conjunto, posicionando a junta nova e os parafusos.

A tampa do carter tem de ficar á mesma altura que o resto do carter, pois nesses quatro parafusos irá entrar a junta do cilindro e mais tarde o próprio cilindro.
Uma pequena régua serve para fazer isso, ao mesmo tempo que se vão apertado os parafusos da tampa.
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Paulo Mota



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MensagemAssunto: Re: Oficina Visual   Qui Dez 11, 2008 3:58 pm

De seguida monta-se o cilindro e a culassa e rápidamente damos conta que vai mais depressa o trabalho agora.
A vela com o cabo...o carburador, a manivela do parafuso descompressor, os tubos da gasolina, colector de escape, etc





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MensagemAssunto: Re: Oficina Visual   Sex Dez 12, 2008 11:55 am

Agora vamos fechar o carter do outro lado.
Alinha-se a tampa com os parafusos e uma junta nova.
No pistão já colocámos três segmentos iguais e novos.

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MensagemAssunto: Re: Oficina Visual   Sex Dez 12, 2008 11:57 am

Montamos o cilindro e a culassa

Depois a vela e ligamos o cabo
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MensagemAssunto: Re: Oficina Visual   Sex Dez 12, 2008 12:01 pm

Rapidamente se monta o carburador

monta-se a alavanca no parafuso do descompressor

Tubo de gasolina do carburador á bomba
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MensagemAssunto: Re: Oficina Visual   Sex Dez 12, 2008 12:03 pm

Na tampa do cilindro está o filtro de ar

Monta-se em seguida o depósito e aperta-se o outro tubo da gasolina á bomba


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MensagemAssunto: Re: Oficina Visual   Sex Dez 12, 2008 12:06 pm

Agora é rectificar mais uns apertos aqui e ali e já está. Depois do rotor, só falta montar as tampas de plástico e está pronto para fazer quilometros.


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Paulo Mota



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MensagemAssunto: Re: Oficina Visual   Sex Dez 12, 2008 12:13 pm

Espero que tenham gostado de ver a montagem deste motor, especialmente por estar "limpinho", e que a curiosidade vos apure o engenho.

Sendo os motores muito semelhantes nos varios modelos....
... BOAS VOLTAS EM S 3800 OU NOUTRA SOLEX QUALQUER...

Fiquem bem sunny 'ex para todos
PM
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Pedro



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MensagemAssunto: Re: Oficina Visual   Sex Dez 12, 2008 12:15 pm

Mais uma vez parabéns pelo tópico.

Também gostei de ver aquelas imagens que estão atrás do motor! Smile
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bizarro



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MensagemAssunto: Re: Oficina Visual   Sex Dez 12, 2008 4:17 pm

Está realmente aqui tudo o que é preciso para por desmontar e montar o motor de uma Solex!

Boa ideia esta a dos tutoriais! sunny
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MensagemAssunto: Re: Oficina Visual   Hoje à(s) 5:17 pm

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