InícioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Conduzir Solex com carta B

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
bizarro

MensagemAssunto: Conduzir Solex com carta B   Qui Ago 13, 2009 4:00 am

A partir de amanhã os condutores com carta b e mais de 25 anos ficam habilitados a conduzir motociclos até 125cc e 11kW, pelo que passará a ser mais fácil conduzir as nossas Solex.

Link para o decreto lei:

http://dre.pt/pdf1sdip/2009/08/15600/0526505265.pdf

Condições:

Citação :

Este artigo aplica -se a todos os titulares de carta de condução
válida para a categoria B que cumpram uma das
seguintes condições:

a) Tenham idade igual ou superior a 25 anos;

b) Sejam titulares de habilitação legal válida para a
condução de ciclomotores.

10 — Os titulares de carta de condução válida para a
condução de veículos da categoria B que tenham idade
inferior a 25 anos e não sejam titulares de habilitação
legal para a condução de ciclomotores
estão sujeitos,
para os efeitos da alínea d) do n.º 4 do presente artigo,
à realização e aprovação em exame prático, sendo facultativa
a instrução adicional em escola de conduçã
o

Ou seja,

- mais de 25 anos ficam automaticamente autorizados a conduzir motociclos até 125cc e 11kW.

- menos de 25 anos:
- ou têm licença de condução de ciclomotores e podem conduzir motociclos até 125cc e 11kW.

- se não tiverem licença de ciclomotores (as 50cc) têm que realizar exame prático.

afro
Ver perfil do usuário
Paulo Mota

MensagemAssunto: Re: Conduzir Solex com carta B   Qui Ago 13, 2009 8:38 am

É só mesmo um desabafo, mas....

Agora que já destruiram a Industria Nacional de ciclomotores e já esmifraram dinheiro(agora para nada) a quem queria ter a licença e a pagou, resta dizer que "ainda" é uma boa ideia, e secalhar ainda se venderão scooters e DT's para dar umas esmolas ao comércio .

Se não há dinheiro para motos maiores, que se vendam ao menos as motoretas...baratinhas, poluentes e barulhentas. Quando houver muitas vão pagar imposto e serão inspeccionadas como nos outros Países desenvolvidos(...como queremos o nosso, aliás) Muitos €€€€€€€€ para o Estado. Eles precisam para pagar as dívidas, dos luxos que ostentam. Ingénuos do PC que deram a ideia....e o PS apressou logo a entrada em vigor.Ai não...!Toing,toing €€€€€€€€.....
Acho que nunca dei conta dum decreto lei aprovado e em vigor tão rápido.

Quanto á ideia que agora, muito mais gente vai andar de motoreta....duvido muito, mas até gostava.

Mas se na Europa já é raro ver-se 50's e 125's, porque andamos ao contrário. Lembro que há dias, foram oferecidas scooters Honda 200 para patrulhamento da fronteira de um País dos Palop's.allô-África-scooters 200's...
Nem no Cambodja e Vietname já existem muitas destas cilindradas...

A nossa pobreza e miséria, dita que encostemos o carro e andemos de 50.
Em toda a Europa quem anda de motoreta é visto como ..."olha aqueles ainda têm aquelas coisas, coitados, são pobrezinhos...então"...

Viva Portugal!
A data, será apartir de 14 de Agosto de 2009, como disse o Bizarro.

PM
Ver perfil do usuário
Pedro

MensagemAssunto: Re: Conduzir Solex com carta B   Sex Ago 14, 2009 7:24 am

paulo Mota escreveu:
É só mesmo um desabafo, mas....

Agora que já destruiram a Industria Nacional de ciclomotores e já esmifraram dinheiro(agora para nada) a quem queria ter a licença e a pagou, resta dizer que "ainda" é uma boa ideia, e secalhar ainda se venderão scooters e DT's para dar umas esmolas ao comércio .

Se não há dinheiro para motos maiores, que se vendam ao menos as motoretas...baratinhas, poluentes e barulhentas. Quando houver muitas vão pagar imposto e serão inspeccionadas como nos outros Países desenvolvidos(...como queremos o nosso, aliás) Muitos €€€€€€€€ para o Estado. Eles precisam para pagar as dívidas, dos luxos que ostentam. Ingénuos do PC que deram a ideia....e o PS apressou logo a entrada em vigor.Ai não...!Toing,toing €€€€€€€€.....
Acho que nunca dei conta dum decreto lei aprovado e em vigor tão rápido.

Quanto á ideia que agora, muito mais gente vai andar de motoreta....duvido muito, mas até gostava.

Mas se na Europa já é raro ver-se 50's e 125's, porque andamos ao contrário. Lembro que há dias, foram oferecidas scooters Honda 200 para patrulhamento da fronteira de um País dos Palop's.allô-África-scooters 200's...
Nem no Cambodja e Vietname já existem muitas destas cilindradas...

A nossa pobreza e miséria, dita que encostemos o carro e andemos de 50.
Em toda a Europa quem anda de motoreta é visto como ..."olha aqueles ainda têm aquelas coisas, coitados, são pobrezinhos...então"...

Viva Portugal!
A data, será apartir de 14 de Agosto de 2009, como disse o Bizarro.

PM

Tenho várias coisas a dizer.

A primeira é regra noutros foruns e não sei se também é neste, não se discute politica nem futebol! Sejam lá do clube que quiserem, apoiem o partido que quiserem e façam eles o que fizerem é melhor nem virmos discutir isso para aqui.

Em relação às motoretas serem baratinhas, poluentes e barulhentas não concordo, de todo! Para começar já deixaram de ser poluentes e barulhentas porque os motores 2t estão a ter o seu fim à vista (muita pena minha, mas temos que "reparar" o estrago que fizemos no planeta!) e começam a usar muito os motores a 4t. Hoje já se vê aceleras com 50 cc e motor a 4t. Baratinhas isso já depende de muita coisa, porque na minha opinião elas até são bem caras! O que se dá por uma acelera compra-se uma mota decente, ou melhor, mais decente.

Lá por no resto da Europa pouco usarem 50's e 125's, não vejo porque razão não as puderemos usar nós. É por isso que somos inferiores a eles? Não me parece...

Em relação aos €€€€ que isto tudo envolve, concordo plenamente! Inspecções é tudo só para tirar mais uns trocos ao pessoal, agora pagar as licenças não me parece que desse muito dinheiro. Acho que não era por ai que eles ficavam mais ricos e nós mais pobres, mas é certo que alguns tiveram que as pagar e outros assim do nada podem conduzir as motas na mesma que não as pagam.

Bem, para todos os efeitos acho esta lei uma maravilha. Não digo isto porque esta lei me convém! Na verdade não me vai fazer diferença porque vou tirar a carta de mota....

Fico na esperança que o pessoal arranje umas motas, ou motoretas, como lhe queiram chamar. Acho que nas cidades isto era do melhor. Reduzia-se o transito, as pessoas gastavam menos dinheiro em combustiveis. Menores consumos automaticamente é menos fuminho que vai para a atmosfera.

Última edição por Pedro em Seg Ago 17, 2009 3:26 pm, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
bizarro

MensagemAssunto: Re: Conduzir Solex com carta B   Sab Ago 15, 2009 9:55 am

Acredito que apareçam alguns utilizadores de 125cc com esta medida, mas não acredito que seja um grande "boom" como alguns esperam.

O meu irmão tem andado de 125 nos últimos meses para ir trabalhar e para dar um saltinho à praia aos fim de semana. Ele confessa que a mota não anda muito (100-110) mas consegue fazer a segunda circular de manhã de uma ponta a hora em 15minutos. Afinal de contas, quantos de nós no dia a dia andam a mais de 100km7h?

O ano passado quando estive em Italia fiquei parvo com a quantidade de 125 (e eram mesmo 125) que se viam por todo o lado, chegava a ser assustador tentar andar de carro no meio daquilo tudo.

Madrid idem, Barcelona..

Eu.. aplaudo a medida! Pena que não tenhamos nenhuma marca nacional pronta a entrar no mercado com 125´s.
Ver perfil do usuário
Pedro

MensagemAssunto: Re: Conduzir Solex com carta B   Sab Ago 15, 2009 2:00 pm

É lógico que isto vai prejudicar algumas pessoas, nomeadamente aqueles que tiraram carta de 125 cc!

Então tiveram que pagar e agora outro qualquer vai ter o direito a conduzir a mota na mesma sem pagar nada.

Também concordo que isto não vai ser o tal grande "boom" que falaste, por uma razão muito simples! Quem só tem carta de carro é porque não quis a de mota. Se não quis tirar a de mota também não deve estar muito preocupado nem devia estar a espera que a lei fosse aprovada, mas é certo que vão aparecer novos utilizadores! Eu já li para ai num forum que um senhor comprou uma scooter 125cc e estava a espera que a lei fosse aprovada.

Acho que são motas do melhor para se andar no dia a dia. Não são caras como um carro, não exigem a manutenção de um carro, não gastam como um carro, não ocupam espaço como um carro, não poluem como um carro e no final de contas o pessoal ainda ganha dinheiro e perde menos tempo. Ninguém que ande por Lisboa e arredores deve passar dos 100 e é se tiverem hipoteses de lá chegar! Dou o exemplo aqui da Av. Infante D. Henrique que tem mais que condições para se andar a 80 km/h e o limite é 50 km/h...

Na Espanha também usam muito as 50's. Mais para o sul então é uma festa! Anda muita gente naquilo e nem são obrigados a usar capacete!
Ver perfil do usuário
Paulo Mota

MensagemAssunto: Re: Conduzir Solex com carta B   Seg Ago 17, 2009 3:34 am

Pedro, quanto a discutir-se política ou não, aquilo que eu disse foi que o PC deu a ideia e o PS aprovou .

Acho importante saber-se de onde veio a ideia e o decreto lei uma vez que este forum é sobre motas e o decreto lei nos é aplicado.
Gosto sempre de saber donde partem as leis e ninguém aqui discutiu política. É apenas a informação da realidade.
Quanto aos €€€ das licenças e taxas e inspecções é tudo verdade, não vejo o porquê da tua indignação. Vai-te habituando á ideia que as "coisas" só acontecem por interesse e dinheiro.

És tão novo que espero que o teu lápis azul não te leve mais longe. Parece que vai sendo cada vez mais " moda" a intenção de calar os outros quando a conversa não agrada....mas acabo por não saber o que não te agradou....

Não leves isto muito a sério nem fiques chateado
cheers
PM
Ver perfil do usuário
Pedro

MensagemAssunto: Re: Conduzir Solex com carta B   Seg Ago 17, 2009 11:29 am

paulo Mota escreveu:
Pedro, quanto a discutir-se política ou não, aquilo que eu disse foi que o PC deu a ideia e o PS aprovou .

Acho importante saber-se de onde veio a ideia e o decreto lei uma vez que este forum é sobre motas e o decreto lei nos é aplicado.
Gosto sempre de saber donde partem as leis e ninguém aqui discutiu política. É apenas a informação da realidade.
Quanto aos €€€ das licenças e taxas e inspecções é tudo verdade, não vejo o porquê da tua indignação. Vai-te habituando á ideia que as "coisas" só acontecem por interesse e dinheiro.

És tão novo que espero que o teu lápis azul não te leve mais longe. Parece que vai sendo cada vez mais " moda" a intenção de calar os outros quando a conversa não agrada....mas acabo por não saber o que não te agradou....

Não leves isto muito a sério nem fiques chateado
cheers
PM

Houve aqui um mal entendido.

Paulo, concordei com quase tudo o que disse! Em relação à politica tem toda a razão, só disse para não puxarmos isso para aqui porque uma coisa puxa a outra e as tantas tinhamos aqui uma grande discussão.

Também concordei com o que disse em relação aos trocos que eles vão ganhar com isso e ás questões de interesse. Aliás já o tinha dito antes. Neste país infelizmente andam sempre à procura das fontes (€) para ir buscar algum.

Pelo que percebi, o Paulo ficou com a ideia que eu discordei do que disse e que fiquei muito indignado, mas não. Só não concordei com pequenas e insignificantes coisas.

Cumps.
Ver perfil do usuário
Paulo Mota

MensagemAssunto: Re: Conduzir Solex com carta B   Seg Nov 09, 2009 8:28 am

Conduzir sem carta, sem seguro, sem capacete, sem matrícula, é neste momento possível uma vez que o IMTT deu o parecer que a VELOSOLEX não está classificada em nenhum artº do Código da Estrada.

Não é um velocípede com ou sem motor, nem ciclomotor, nem é nada...mas existe. Não é sequer considerado bicicleta...

A curiosidade está em que muitas pessoas daqui e dos Encontros Solex em Lisboa exibem D.U.'s actuais passados pelo IMTT em que classificam como ciclomotores e até com nº de Homologação Nacional...e com as respectivas matrículas.

Este país tb não é nada ...mas existe... lol!
Circulem. Até quando, não se imagina. Quando mudar o chefe de serviço do IMTT, que deu o parecer, virá outro e dirá outra coisa qualquer.
scratch Não necessáriamente o contrário...
PM
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Conduzir Solex com carta B   Hoje à(s) 5:42 am

Conduzir Solex com carta B
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» A Carta Social ainda é utilizada pelos clientes dos Correios?
» Equívoco dos correios - Carta para Valinhos ... vai parar na China ..
» Chegada sem carta VAC, STAR, etc
» A carta mais bonita do mundo
» Mandei um envelope como CARTA REGISTRADA para o Japão, estou com receio de atraso... será que chega??

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Geral :: Discussão geral-
Ir para: