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 solex não aguenta o relanti

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bizarro



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MensagemAssunto: solex não aguenta o relanti   Sab Set 19, 2009 10:36 pm

Hoje durante a voltinha apercebi-me que a minha S2200 tem imensa dificuldade em aguentar o relanti quando paro.


Simplesmente vai-se abaixo. A única maneira de não ir é dar acelerador e tirar quando estou parado. Limpre os gigleurs do carburador e o problema mantem-se.


A embraiagem não me parece gasta já que ela arranca muito bem sem patinar.


Qual é a vossa opinião?
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Pedro



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MensagemAssunto: Re: solex não aguenta o relanti   Dom Set 20, 2009 11:08 am

Eu de Solex pouco pesco, mas pelo que tenho visto nas outras motas cá vão umas perguntinhas!

Ela puxa bem??? É possivel que a embraiagem esteja a ficar la presa e faça com que o motor não rode livre quando está parada??? E a afinação???

Na Forvel acontece-me isso! É claro que estou a comparar duas coisas que não tem nada a ver uma com a outra, mas no fundo talvez vá dar ao mesmo. O problema da minha é na embraiagem. O que ao certo não sei, mas os sintomas são os mesmos.

Cumps.
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bizarro



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MensagemAssunto: Re: solex não aguenta o relanti   Dom Set 20, 2009 9:17 pm

Pedro escreveu:
Eu de Solex pouco pesco, mas pelo que tenho visto nas outras motas cá vão umas perguntinhas!

Ela puxa bem??? É possivel que a embraiagem esteja a ficar la presa e faça com que o motor não rode livre quando está parada??? E a afinação???

Na Forvel acontece-me isso! É claro que estou a comparar duas coisas que não tem nada a ver uma com a outra, mas no fundo talvez vá dar ao mesmo. O problema da minha é na embraiagem. O que ao certo não sei, mas os sintomas são os mesmos.

Cumps.

Eu também penso que será da embraiagem, e parece-me que serão os mesmo sintomas da minha EFS, os discos empenados não permitindo que a embraiagem roda livremente.

O problema aqui é que a embraiagem é centrifuga, ou seja, o que me parece é que ela deverá estar colada e não abre como deve ser fazendo o motor ir abaixo.

Será?

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Pedro



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MensagemAssunto: Re: solex não aguenta o relanti   Dom Set 20, 2009 9:58 pm

Eu antes ia para as molas na sucata!

Não sei porque mas foi a primeira coisa que me veio à cabeça. Se ela puxa bem e se só dá problemas quando a paras é embraiagem de certeza.

Pelas fotos que vi não deve ser muito dificil espreitar a embraiagem dela, ou é?!?!?!?

Se não custar muito faz isso. Normalmente nesse tipo de embraiagens se as molas dão o pifo ou perdem força esta tudo estragado. Ou então não terás a maquineta muito acelerada, o que faz com que a embraiagem começe a pegar e esforçe o motor?

Uma coisa é quase certa, deve ser da embraiagem!!!

Cumps.
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Paulo Mota



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MensagemAssunto: Re: solex não aguenta o relanti   Seg Set 21, 2009 10:47 am

Não é mesmo da embraiagem.
Uma embraiagem boa está sempre a puxar mesmo ao ralenti. Uma má não puxa mas a Solex não arranca bem, ou nem arranca.
Em qualquer dos casos fica a trabalhar e nunca perde o ralenti. Como não tem qualquer afinação do carburador, nÃo será tb do carburador.

Mas pode ser de várias outras coisas. Membrana porosa, pouca compressão por entrar ar na junta do carter, parafuso do descompressor usado e já não estanque ou desregulado, mola de desconpressor sem força, entupimento de algum tubo ou bomba de gasolina(nas esferas) e até calibrador de ar do carburador ou gigleur sujo(ou filtros do depósito ou carburador). Ainda podem ser os platinados a precisar dum toque(desde a última vez com a mortalha do cigarro).
Lembro tb que a existência de gigleurs com outras medidas, servem para dar um pouco mais de gasolina a motores já com uns aninhos, com folgas e desgaste, exatamente para não irem a baixo quando parados. Não é só para dar mais 1 km/h...

Os platinados precisam de um toque de vez em quando.Por experiência própria já me aconteceu, afinar o motor tão bem que conseguia pôr a funcionar rodando o rotor á mão sem quase esforço, e no entanto passado um ano sem andar, deixou de pegar (nem de empurrão...) e tive que afinar outra vez.

PM
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Pedro



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MensagemAssunto: Re: solex não aguenta o relanti   Seg Set 21, 2009 11:15 am

paulo Mota escreveu:
Não é mesmo da embraiagem.
Uma embraiagem boa está sempre a puxar mesmo ao ralenti. Uma má não puxa mas a Solex não arranca bem, ou nem arranca.
Em qualquer dos casos fica a trabalhar e nunca perde o ralenti. Como não tem qualquer afinação do carburador, nÃo será tb do carburador.

Mas pode ser de várias outras coisas. Membrana porosa, pouca compressão por entrar ar na junta do carter, parafuso do descompressor usado e já não estanque ou desregulado, mola de desconpressor sem força, entupimento de algum tubo ou bomba de gasolina(nas esferas) e até calibrador de ar do carburador ou gigleur sujo(ou filtros do depósito ou carburador). Ainda podem ser os platinados a precisar dum toque(desde a última vez com a mortalha do cigarro).
Lembro tb que a existência de gigleurs com outras medidas, servem para dar um pouco mais de gasolina a motores já com uns aninhos, com folgas e desgaste, exatamente para não irem a baixo quando parados. Não é só para dar mais 1 km/h...

Os platinados precisam de um toque de vez em quando.Por experiência própria já me aconteceu, afinar o motor tão bem que conseguia pôr a funcionar rodando o rotor á mão sem quase esforço, e no entanto passado um ano sem andar, deixou de pegar (nem de empurrão...) e tive que afinar outra vez.

PM

Mas Paulo, se ela tiver algum desses problemas que referiu, continua a puxar bem?

Eu não sabia era que essas embraiagens mesmo em bom estado estavam sempre a puxar! Pelo contrário, sempre achei que ao relanti não puxavam nada. Acho que é isso que se passa nas moto-serras, a embraiagem só começa a puxar se se acelerar e por vezes quando elas não estão tão bem afinadas e tem o relanti um bocado alto a corrente roda, mas roda pouco a vai parando!

Só um pequeno aparte (visto que falou nas afinações), a minha Forvel está tão bem afinadinha que chega a ficar parada quase 1 ano e quando lá chego pega sempre à 1ª ou à 2ª! E nem preciso de levar o kick ao fundo. Depois da primeira volta é so chegar lá, dar um toque de nada no kick e lá vai ela! cheers

Cumps.
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bizarro



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MensagemAssunto: Re: solex não aguenta o relanti   Seg Set 21, 2009 11:48 am

paulo Mota escreveu:
Não é mesmo da embraiagem.
Uma embraiagem boa está sempre a puxar mesmo ao ralenti. Uma má não puxa mas a Solex não arranca bem, ou nem arranca.
Em qualquer dos casos fica a trabalhar e nunca perde o ralenti. Como não tem qualquer afinação do carburador, nÃo será tb do carburador.

Mas pode ser de várias outras coisas. Membrana porosa, pouca compressão por entrar ar na junta do carter, parafuso do descompressor usado e já não estanque ou desregulado, mola de desconpressor sem força, entupimento de algum tubo ou bomba de gasolina(nas esferas) e até calibrador de ar do carburador ou gigleur sujo(ou filtros do depósito ou carburador). Ainda podem ser os platinados a precisar dum toque(desde a última vez com a mortalha do cigarro).
Lembro tb que a existência de gigleurs com outras medidas, servem para dar um pouco mais de gasolina a motores já com uns aninhos, com folgas e desgaste, exatamente para não irem a baixo quando parados. Não é só para dar mais 1 km/h...

Os platinados precisam de um toque de vez em quando.Por experiência própria já me aconteceu, afinar o motor tão bem que conseguia pôr a funcionar rodando o rotor á mão sem quase esforço, e no entanto passado um ano sem andar, deixou de pegar (nem de empurrão...) e tive que afinar outra vez.

PM

Obrigado Paulo!

A Solex pega muito bem, basta-me 1 m para a colocar a funcionar. Pelo que me apercebi na visita ela está a andar relativamente bem, pelo menos acompanha as outras sem problemas! cheers

Os tubos de gasolina foram desentupidos há algum tempo e o depósito plastificado pelo que o lixo só se vier mesmo da gasolina.

VOu fazer uma revisão à bomba de gasolina, substituir a membrana (é a mesma desde há.. hum.. 20 anos affraid ) e ver se melhora, mas ela mesmo com o circuito sem gasolina, puxa-a muito depressa.

VOu desligar o descompressor para ver se pode estar a actuar sem querer, e ver o actual estado do mesmo.

Depois dou feedback e no pior dos casos peço ajuda! lol!
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Paulo Mota



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MensagemAssunto: Re: solex não aguenta o relanti   Seg Set 21, 2009 1:48 pm

Pedro, uma embraiagem nova ou em bom estado e já bem acamada á poli, basta largar os travões e a Solex anda sózinha ao ralenti. Sempre a puxar.
Em mau estado deixam de puxar, e a Solex deixa de arrancar, mas trabalha sempre ao ralenti.
Quando se está parado e "elas" não puxam nem é preciso travar, é que é um mau sintoma.

O problema do João será de "gasolina". Aquela membrana deve estar seca e rija que nem um bacalhau. As membranas já não duram muito com esta gasolina moderna, quanto mais com tantos anos de montada.


PM
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Pedro



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MensagemAssunto: Re: solex não aguenta o relanti   Seg Set 21, 2009 2:03 pm

Ah, ok, já pesquei! Very Happy

Em relação à membrana, também tem a sua lógica! Hoje em dia com os oleos sintéticos e tudo mais, muitas peças tem o seu fim mais cedo do que o esperado. Já me disseram até que os oleos sinteticos podiam tirar vernizes dos motores, fazendo com que se degradassem. Não sei se é assim ou não, mas assustou-me!

Cumps.
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Paulo Mota



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MensagemAssunto: Re: solex não aguenta o relanti   Ter Set 22, 2009 9:02 am

A última experiência que fiz com óleo foi experimentar o Putoline sintético e devido aos aditivos para queimar melhor fiquei com o tubo de escape da Solex sem tinta, até 10 cm abaixo do colector. Queima melhor mas aquece muito e o motor perde rendimento. Até a culassa ficou amarela.

Voltei ao Schell two stroke mineral e sempre me dei bem.

A gasolina hoje é mais agressiva para as borrachas. Tudo o que fôr retentores e rolamentos com borracha desfaz-se . Falta o chumbo que para além de lubrificar as válvulas dos motores a 4 tempos tb ajudava a manter as peças com borracha.

As membranas da Solex devem ser substituidas uma vez por ano para manterem a elasticidade.
Não quer dizer que se estragem...elas funcionar, funcionam, "mas não é a mesma coisa".... lol!

PM
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Pedro



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MensagemAssunto: Re: solex não aguenta o relanti   Ter Set 22, 2009 11:14 am

paulo Mota escreveu:
A última experiência que fiz com óleo foi experimentar o Putoline sintético e devido aos aditivos para queimar melhor fiquei com o tubo de escape da Solex sem tinta, até 10 cm abaixo do colector. Queima melhor mas aquece muito e o motor perde rendimento. Até a culassa ficou amarela.

Voltei ao Schell two stroke mineral e sempre me dei bem.

A gasolina hoje é mais agressiva para as borrachas. Tudo o que fôr retentores e rolamentos com borracha desfaz-se . Falta o chumbo que para além de lubrificar as válvulas dos motores a 4 tempos tb ajudava a manter as peças com borracha.

As membranas da Solex devem ser substituidas uma vez por ano para manterem a elasticidade.
Não quer dizer que se estragem...elas funcionar, funcionam, "mas não é a mesma coisa".... lol!

PM

Já me tinham dito isso e que a gasolina ideal era a super aditivada, mas essa já teve o fim. Há sempre os aditivos de chumbo!

Eu neste momento tenho 2 tipos de oleo para a mistura (feita com gasolina 95), ambos Castrol. Um tem lá escrito que é 100% sintético. O outro não diz nada, mas deve ser mineral.

Estou satisfeito com os dois, mas tenho medo que o 100% sintético faça "estragos"!
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Paulo Mota



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MensagemAssunto: Re: solex não aguenta o relanti   Ter Set 22, 2009 11:20 am

Admito que o sintetico seja muito bom mas não me parece que seja bom nas Solex.
Tenho sabido de resultados excelentes nas outras 50'S, dts, casal, sachs ,etc.
Só que na Solex vi com os meus olhos o que aconteceu e não acho melhoria nenhuma. Nem achei piada...podia ter lixado o motor a nivel de juntas etc, e ainda estou para ver se não vai haver azar nos próximos tempos, com os segmentos.
PM
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Pedro



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MensagemAssunto: Re: solex não aguenta o relanti   Ter Set 22, 2009 11:24 am

Bem, acho que vou ter que andar com atenção aos motores a ver se não tenho problemas!
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FerreiraAveiro



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MensagemAssunto: Pois é...   Sab Set 04, 2010 11:06 pm

Pode ser causado por várias coisas.
Pelo que descreveu, normalmente isso quer dizer que há fuga no sistema (juntas, vedante).
Eu sou mecânico e já tenho reparado alguns desses problemas, a causa principal é a idade dos vedantes que perdem elasticidade.
Cumprimentos.
Wink
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